FBE - Cursos Técnicos em Salvador

Curso Técnico em: MEC - Mecatrônica


Módulo I e II Curso - Mecatrônica

O Curso Técnico em Mecatrônica tem a duração de 1.200 horas aula dividida em 3 módulos com duração de um ano letivo, mais 400 horas de estágio obrigatório. Ao término do curso, e após conclusão do estágio e colação de grau, o Técnico em Mecatrônica poderá dirigir-se ao CREA-BA para requerer a carteira profissional de Técnicos.


Módulo I, II e III Técnico em Mecatrônica

Planejar, supervisionar, controlar e realizar ações de montagem e de manutenção corretiva e preventiva de sistemas integrados eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletrohidráulicos e mecânicos, destinados a equipamentos e processos de manufatura, atuando em laboratórios, salas de projeto, em oficinas ou a campo, testando o funcionamento, reparando ou substituindo componentes danificados, empregando conhecimentos técnicos e de gestão, ferramentas e aparelhos específicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e segurança, procedimentos industriais e metas da empresa, podendo ainda programar e operar máquinas e sistemas automatizados de manufatura.
Detectar avarias funcionais e estruturais em máquinas e equipamentos microprocessados, por meio de métodos de análise de falhas, de acordo com desenhos e diagramas, planejando a execução e a verificação das ações de reparo ou substituição, empregando técnicas e aparelhos de teste.
Planejar a instalação, a manutenção e a melhoria de equipamentos e sistemas automatizados, integrando equipes multiprofissionais, empregando técnicas de representação gráfica com auxílio de computador, visando atualização tecnológica, considerando a relação custo-enefício por meio da elaboração de planilhas de custos.
Desenvolver o desenho do produto utilizando recursos de computação gráfica, gerando programas de usinagem e enviando-os às máquinas de usinagem e de medição tridimensional a comando numérico computadorizado, podendo elaborar procedimentos para sua fabricação.
Controlar a qualidade de produtos em processos de usinagem, empregando técnicas, instrumentos e aparelhos de medição, de acordo com normas e padrões de tolerâncias estabelecidos.
Participar de programas de manutenção produtiva total, propondo rotinas que visam garantir a disponibilidade máxima dos equipamentos e sistemas automatizados,  responsabilizando-se  pela higiene, segurança e preservação do meio ambiente.
Programar opera e desenvolve algoritmos de controle para servomecanismos e sistemas automatizados, compondo lógicas seqüenciais e combinacionais.
Realizar testes, ensaios, inspeções e experimentos referentes ao desempenho dos equipamentos e sistemas automatizados, emitindo relatórios.
Realizar atividades de implantação, suporte e manutenção de programas de qualidade e produtividade, utilizando técnicas de gestão da qualidade e administração da produção.
Aplicar conhecimentos básicos de elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, em trabalhos de instalação e manutenção.




Ir para o topo

FBE - Fundação Bahiana de Engenharia

Rua Adhemar Pinheiro Lemos, 1617 - Imbuí Salvador - BA 41720-350

Telefones: (71) 3362-0866 / 3362-5122 / 3362-7544

© 2006 / 2017 FBE | www.fbe-ba.com.br | Todos os direitos reservados.